domingo, 28 de fevereiro de 2010

Projeto de requalificação da Lagoa do Urubu é selecionado para mostra nacional


O projeto de requalificação urbana da Lagoa do Urubu, localizada no bairro Álvaro Weyne, área da Secretaria Executiva Regional-I, concebido pela equipe técnica da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor), foi selecionado para a mostra de Boas Práticas Ambientais: Experiências e Pesquisas em Gestão, do 17º Encontro Nacional da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma). O evento, que teve início no dia 31 de julho, prossegue até hoje, sexta-feira (3), em Recife-PE.

Foram 109 os trabalhos inscritos para a mostra. Dos 43 selecionados, apenas dois foram do Ceará. De autoria do arquiteto e urbanista André Carneiro e do geógrafo Belino Sales, a proposta é um exemplo da mudança expressiva da gestão municipal de Fortaleza no que diz respeito a projetos de habitação de interesse social. “O projeto foi selecionado para expor uma das novas práticas de intervenção urbanística desenvolvidas. Intervenções essas que incorporam não só a matriz social, mas também a ambiental, desde o momento da concepção do projeto, passando pela requalificação ambiental e indo até a finalização do empreendimento. Dessa forma, a implementação da política habitacional de interesse social traz consigo uma forte preocupação com a qualidade ambiental dos empreendimentos e das áreas beneficiadas por essas ações”, conta Belino Sales.

A mostra reúne diferentes experiências de gestores públicos na área de meio ambiente nas cidades brasileiras; discute e compara experiências; verifica o tratamento dado ao meio ambiente; avalia as questões socioambientais das cidades e sugere alternativas que visam minimizar as vulnerabilidades ambientais. O evento está desenvolvendo a cooperação e o intercâmbio de informações entre os municípios.

“É uma ótima oportunidade para expor ao Governo Federal, que está entre os realizadores do encontro, um dos atuais projetos por ele financiado, mediante fundos do Programa de Aceleração do Crescimento, e que a Prefeitura de Fortaleza, através da Habitafor, vem desenvolvendo”, expõe André Carneiro.

Sobre o Projeto da Lagoa do Urubu - A comunidade que vive no entorno da Lagoa do Urubu solicitou, por meio do Orçamento Participativo (OP), o reassentamento de famílias, melhorias habitacionais, regularização fundiária e trabalho social, além da recuperação do espelho d’água e urbanização da Lagoa. “Hoje, dentro da lagoa, existe o acúmulo de materiais diversos que provocam formação de assoreamento. Lá, encontram-se depositados resíduos sólidos, matéria orgânica, material de entulho e outros sedimentos. Isso acabou por anular a função ecológica do recurso hídrico”, explica Belino. Ao todo, serão 188 famílias reassentadas, 100 melhorias habitacionais e 300 ações de regularizações fundiárias, além da recuperação do espelho d’água e urbanização da área.

André Carneiro salienta que, sobre as ações em benefício das famílias que residem no entorno da Lagoa do Urubu, já foram realizados levantamento ambiental, argumentação das condicionantes ambientais e concepção do projeto urbanístico. “Uma questão que vale ser frisada é o fato de que a população não será removida do seu ambiente de vizinhança. Dessa forma, o projeto conseguiu propor conservação total dos laços afetivos”, explica André. Segundo o assessor jurídico da Habitafor, Arnóbio Gomes, a previsão é que até o final de agosto, o edital de licitação referente ao projeto será lançado.

Mais informações na Assessoria de Comunicação da Habitafor (3488.3377), falar com Caroliny Braga ou Márcia Ximenes.
03/08/2007 

Fonte: Prefeitura de Fortaleza

Nenhum comentário: